terça-feira, 27 de maio de 2014

Egoísmo

Egoísmo é o hábito ou a atitude de uma pessoa colocar seus interesses, suas opiniões, seus desejos e suas  necessidades em primeiro lugar, em detrimento das demais pessoas com quem se relaciona.
Não sabemos, ao certo, se o egoísmo é uma característica natural humana ou se éum hábito adquirido, como um vício ou desvio de conduta moral da pessoa. O egoísmo é inerente do ser humano; é uma das maiores características do ser pensante, HOMEM.
E porque não dizer que o egoísmo é um vício! Viciado é todo aquele que perde o comando da sua mente. Que não consegue fazer valer a sua vontade real. Que se sente dominado, aprisionado a determinadas condutas. Sempre que buscamos analisar o vício, nos deparamos com o egoísmo.
Existem muitos tipos de egoísmo: dentre eles podemos ressaltar o individual, o social, o político, o religioso e o econômico. Mas como egoísmo é uma palavra muito forte e muito feia, ninguém aceita ser chamado de egoísta, e sempre terá um bom argumento para justificar suas atitudes egoístas.
Infelizmente, hoje o egoísmo passou a ser o principal modo de ação de inúmeros indivíduos que não tiveram um bom exemplo de família ou carecem de formaçãoética correta. Dom Eugênio Sales leciona: "O egoísmo coloca o bem-estar pessoal acima dos deveres conjugais e da felicidade dos filhos. Certamente muitas separações seriam sustadas, divergências superadas, reconciliações obtidas se o fantasma do egoísmo não existisse.
O egoísta ri quando seus apegos e desejos são satisfeitos e, na mesma medida, se deixa abater com o que não gosta. Atrás de tudo há um ego querendo poder, prazer e status. O resultado é uma desgraceira geral. Só podemos vencer essa doença por meio da humildação. Quando nos humildamos, reduzimos o ego e ficamos mais pertinho uns dos outros

Manoel Lobo

quarta-feira, 14 de maio de 2014

SABER OUVIR


Saber ouvir é tão importante quanto saber falar.
Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se eu não souber ouvir, nada serei... Posso falar bem didaticamente, ser bem articulado, possuir retórica de excelência e notável eloqüência; mas se eu não souber ouvir, eu nada terei...
Saber ouvir é garantir a interação com seu interlocutor, assegurar o seu comprometimento e dar identidade a outra pessoa.
MANOEL LOBO
Muito se fala como devemos nos expressar para garantir uma ótima comunicação. A comunicação é uma via de mão dupla e consiste em saber conversar. Conversar é a arte de saber ouvir e mostra-se nobre. Quem ouve, sabe falar com inteligência sem impor seu ponto de vista, mostrando que a arte de conversar consiste na arte de saber ouvir.
Aquele que sabe ouvir é verdadeiramente sábio; possui discernimento e bom senso; sobretudo, para harmonizar-se com os seus iguais, acumular informações e aplicar de forma competente, comprometido com a ética.
Aquele que não sabe ouvir, em regra, possui o hábito ou a atitude de colocar seus interesses, suas opiniões, seus desejos e suas  necessidades em primeiro lugar, em detrimento das demais pessoas com quem se relaciona.
Os que não sabem ouvir, logo verão que seus subordinados e amigos, desistirão de lhes falar, pois não adianta falar com quem não quer ouvir. Vivem na ignorância dos fatos e dos acontecimentos; ficam isoladas e tomam decisões cada vez mais erradas.
Ouvir é um exercício de humildade e polidez que todos deveriam desenvolver desde criança; humildade inclusive,  para reduzir seu ego e ficar mais pertinho dos outros.

Quem não ouve, finge ter crença, virtude, idéia e sentimento que na verdade não possui. Vive no meandro da hipocrisia e do egoísmo, que não lhe permite ouvir outra voz que não seja a sua. São homens que já nasceram póstumos. 

Manoel Lobo

sábado, 10 de maio de 2014

Mãe - amor imortal

Maio é um mês especial. Mês de Maria, mês das mães!..
A filosofia e a teologia, por mais que se confundam, para nós cristãos, Maria se faz sempre presente. Sobretudo na certeza de Ela está diante de seu filho a interceder por nós, para que sejamos dignos de herdar as suas promessas, de vermos a face de Deus, no resplendor do seu Unigênito Cristo Jesus.
Neste dia das mães, quero agradecer a Deus pelo amor extraordinário que brotou no coração de todas as mulheres, de todas as mães. Sou agradecido também, pelo amor solidário da minha mulher, Tânia, que foi capaz de amar, mesmo sem ter gerado, através da adoção e da voluntariedade... Ela gerou com o útero do coração, Danielly e
Janaina; e a minha sogra Valquíria, que por ser mãe, pôde dar-me a sua filha, para ser mãe das minhas...
Minha mãe, Alaíde, que hoje canta o cântico dos anjos com a mãe de Jesus, lembrarei o seu dia com um réquiem de saudade... Disse um dia o poeta: Deus não devia permitir a que as Mães fossem embora. Mãe não tem limite, é tempo sem hora; luz que nunca apaga quando o vento sopra... Morrer acontece com o que é breve e passa sem deixar vestígio. Mãe, na sua graça, é eternidade. Mãe não morre nunca. Mãe fica para sempre; fica encantada.
Deus nos dá pessoas e coisas; coisa, sim, é pra usar por determinado tempo. Pessoa, não. Principalmente quando a pessoa é mãe.  Mentira que o tempo cura tudo! Aliás, o tempo não cura nada; o tempo apenas tira o incurável da nossa cabeça e manda a saudade visitar nosso coração...
Saudade tem sido um sentimento constante em minha vida. Mas sempre tem um período que a gente está mais vulnerável a um sentimento maior... Agora por exemplo, mês consagrado as mães, a saudade se avoluma quando vejo os filhos indo aos Shoppings comprar presente para o Dia das Mães.
Na impossibilidade, escrevo. Escrevo, para trazer pro papel o que não me cabe dentro do peito. Quisera ser mais artista, mais retórico e mais poeta, para colorir com palavras o que diz meu coração e deixar eternizado o que há de mais sincero dentro de mim para expressar o meu amor e o meu agradecimento por ter tido uma mãe extraordinária chamada Alaíde Lobo. Ainda que não acalente mais meu convívio, ela está viva dentro de mim. Sinto que de onde está ainda pode me nortear por veredas santas... Ela está invisível, mas não ausente; pois a vejo com os olhos do meu coração.  
Feliz Dia das Mães, mãe. 

Manoel Lobo



quarta-feira, 7 de maio de 2014

DISCURSO DO ÓDIO


Santo Estevão, do ponto de vista econômico, muito evoluiu, certamente. Entretanto, podemos observar que politicamente, as divergências partidárias envolvendo jovens eleitores, têm sido desagregadora. Isso é preocupante.

Com o advento da Internet, decerto, tudo ficou mais fácil e rápido na comunicação. Contudo, há de se verificar situações de riscos e conflitos que se apresentam aos internautas. Tenho tristemente acompanhado algumas postagens em diversos Blogs da Cidade, e, observado, que o livre direito de expressão têm se transformado em ódio social. Santo Estevão está farto de ódio; este ódio irracional que destrói, corrompe e ensurdece nosso povo ordeiro.

Precisamos acabar com esse discurso do ódio. O ódio é a arma nuclear da mente. Abala relacionamentos, arruina vidas, elimina a civilidade, e se transforma no poder mais destrutivo da terra.  "O ódio é a mais terrível de todas as armas de destruição em massa; precisamos encontrar um meio de desativá-la."

O discurso do ódio, ao contrário de outras expressões da sociedade democrática, não visa ao diálogo. Precisamos agir de forma racional, segundo a verdade e segundo os interesses da coletividade. Precisamos buscar em trocas dos nossos votos, obras e realizações; em troca da nossa amizade o reconhecimento e a proteção ao nosso direito de cidadão; em troca da nossa fidelidade, a honestidade do seu representante político.

É sobre esse pressuposto que se constrói a democracia. Não com agressões gratuitas e descabidas seja de que lado for. 

O cidadão não pode nem deve conflitar-se com seu amigo, parente, vizinho ou conhecido, por causas políticas ideológicas. Com a dinâmica do mundo moderno, de bom alvitre será, portanto, conviver com as diferenças e aceitar o padrão individual das pessoas, às vezes diferentes, mas nem sempre errantes. A pretensão de perpetuarmos a nossa experiência, na certeza de padrão ideal, é convocar os demais para um conflito de idéias,  cujo resultado é discórdia.

Grande parte das brigas que acontecem com os amigos e familiares, em geral, ocorre porque um quer mudar a opinião do outro. Se você e seu amigo têm opiniões ideológicas diferentes, não tente mudá-lo. Entenda que cada um tem uma opinião diferente de acordo com o que passou na vida. O aprendizadoe a maturidade vêm da diferença. Evite dizer tudo quanto pensa; pense tudo quanto diz.  Um golpe de chicote deixa marca, mas um golpe de língua quebra os ossos”. As palavras privadas de respeito e ética, projetadas por amigo/conterrâneo, podem atingir gravemente uma, família. Elas alcançam a raiz e o fundamento da existência humana.  Lembre-se: Ninguém é dono da razão, tampouco auto-suficiente. Todo homem, seja ele coberto de farrapos, é juiz para o seu semelhante, ainda que este seja um rei...

Os políticos não merecem esse sacrifício, sobretudo essa desavença pessoal entre amigos. A retórica política, pode até servir para embalar os sonhos; mas não passam de sonhos... Ledo engano imaginar usar teorias acadêmicas para lidar com o ser político na sua essência. A excelência do exemplo de vida a ser passado adiante, é irreal e utópica.

Se quiserem mudar algo que imaginam errado na condução política, que sejam espelhos da mudança que estão propondo. Se você quer mudar Santo Estevão, têm que começar por você mesmo, para que tenha a mudança que deseja.
E lembre-se:
As pessoas superiores falam de idéias.
As pessoas normais falam de fatos.

As pessoas inferiores falam dos outros...

terça-feira, 6 de maio de 2014

SOLIDARIEDADE!!!

Prega-se muito; pratica-se pouco... Solidariedade significa a reciprocidade e assistência entre os seus iguais. Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei. Éo mandamento do Mestre Jesus! - Nem sempre a religião nos conduz ao sentimento elevado de fraternidade, resultando na solidariedade ativa que promova a paz e contribua para reduzir a desigualdade.
Muitos religiosos usam a oração como moeda de troca para barganhar seus interesses com o Divino. Deus não precisa de nada!!! Quem precisa é o seu irmão! A igreja deveria ser o lugar onde se entra para amar a Deus e sai amando o próximo...

Solidariedade é o ato de bondade com todas as pessoas há nossa volta; é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana. É o amor em movimento; é a oração que mais agrada a DEUS... Pense nisso.

Manoel Lobo

domingo, 4 de maio de 2014

Mês de Maio

Este é um mês especial! Mês de Maria, mês das noivas e das Mães. Mães agraciadas e escolhidas por Deus para gerar as criaturas do mundo e lhes ensinar a mar...
Maria era uma mãe humana, glorificada, mas plenamente humana; repleta de ternura e puro amor. Ela é a nossa intercessora; o elo entre o povo e seu filho Jesus de Nazaré.
Surge assim em nós, de forma espontânea e natural, o desejo de procurarmos a intimidade com a Mãe de Deus... Se procurarmos Maria, encontraremos Jesus.
Alicerçada na fé, devemos ser fiéis à mãe de Deus que nos oferece abrigo e o colo maternal para consolar nossas angústias.
Nossa relação com Nossa Senhora é uma relação de infinito respeito e amor incondicional. O nosso culto à Virgem Santíssima é de suma veneração. No segundo domingo do mês de maio, comemoramos o Dia das Mães, que na verdade, é todo dia, pois mãe não tem férias. Mãe exerce sua maternidade até o fim. 

Por Manoel Lobo

sábado, 3 de maio de 2014

A SIMPLICIDADE DE UM PAPA.

 Não trago ouro nem prata. Mas trago o amor de Jesus Cristo para todos os brasileiros... Obrigado Papa Francisco!
 
Jesus Cristo ensinou, dentre outras coisas essenciais, que na simplicidade há felicidade. Ele nos ensinou a amar com simplicidade, crer com simplicidade, viver com simplicidade, ter alegria nas coisas simples, enfim, Ele nos ensinou a ser simplesmente como Ele. Simples.

"Duas coisas projetam o homem acima das coisas mundanas: a simplicidade e a pureza. A primeira busca Deus; a segunda o encontra e Nele se rejubila". Foi assim que vi o Santo Padre se expressar. É assim que vive e quer continuar vivendo, o novo Papa...

O Papa Francisco tem dado prova que NÃO se escraviza com correntes de ouro; não acumula o que se corrompe e descarta o que muda ao longo do tempo: o poder, a riqueza e os valores efêmeros... Quem acumula fardo para carregar é porque não teve tempo para usar. O Papa veio tão somente pregar a harmonia e trazer a paz, com a sua religiosidade.

Religiosidade é uma manifestação da sacralidade da existência; uma vibração de amor pela vida. E também o sentimento que temos da nossa conexão com esse mistério, com essa dádiva. Algumas pessoas canalizam a religiosidade para uma forma institucionalizada, com ritos, livros, etc. - A isso se chama "religião". Mas há muita gente com intensa religiosidade que não tem religião. Em toda a minha vida, jamais conheci alguém que não tivesse alguma religiosidade.

Decerto ninguém se torna melhor ou pior por seguir esta ou aquela religião. Entretanto, posso garantir que o homem necessita de Deus; e para encontrá-lo, é preciso exercitar a sua fé. - Fé é entrega total e plena. É confiar, acreditar numa força maior. Maior em tamanho, não em hierarquia; não importa se Deus” está no “alto” ou se está entre nós. Ter fé exige de nós humildade para abrir mão das nossas verdades, dos nossos símbolos, das nossas imagens, para acreditar simplesmente em algo que é Divino. Agindo confiantemente na fé e procurando-o com paixão, encontraremos o Deus que fomos criados para apreciar... Quem não sabe por que caminho chegará a paz, deve tomar a Bíblia por companheira e nortear-se pela fé e simplicidade do Santo Padre Francisco.



Manoel Lobo

Uma reflexão

Quão sábio foi Eça de Queirós quando escreveu esta pérola, tão oportuna para os nossos dias: 
"O povo tem grandes instintos, mas há de fortalecê-los pela união e realizá-los pela ação."

ACORDA BRASIL !!!!!

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Egoísmo


Egoísmo é o hábito ou a atitude de uma pessoa colocar seus interesses, suas opiniões, seus desejos e suas  necessidades em primeiro lugar, em detrimento das demais pessoas com quem se relaciona.
Não sabemos, ao certo, se o egoísmo é uma característica natural humana ou se é um hábito adquirido, como um vício ou desvio de conduta moral da pessoa. O egoísmo é inerente do ser humano; é uma das maiores características do ser pensante, HOMEM.
E porque não dizer que o egoísmo é um vício! Viciado é todo aquele que perde o comando da sua mente. Que não consegue fazer valer a sua vontade real. Que se sente dominado, aprisionado a determinadas condutas. Sempre que buscamos analisar o vício, nos deparamos com o egoísmo.
Existem muitos tipos de egoísmo: dentre eles podemos ressaltar o individual, o social, o político, o religioso e o econômico. Mas como egoísmo é uma palavra muito forte e muito feia, ninguém aceita ser chamado de egoísta, e sempre terá um bom argumento para justificar suas atitudes egoístas.
Infelizmente, hoje o egoísmo passou a ser o principal modo de ação de inúmeros indivíduos que não tiveram um bom exemplo de família ou carecem de formação ética correta. Dom Eugênio Sales leciona: "O egoísmo coloca o bem-estar pessoal acima dos deveres conjugais e da felicidade dos filhos. Certamente muitas separações seriam sustadas, divergências superadas, reconciliações obtidas se o fantasma do egoísmo não existisse.
“O egoísta ri quando seus apegos e desejos são satisfeitos e, na mesma medida, se deixa abater com o que não gosta. Atrás de tudo há um ego querendo poder, prazer e status. O resultado é uma desgraceira geral. Só podemos vencer essa doença por meio da humildação”. Quando nos humildamos, reduzimos o ego e ficamos mais pertinho uns dos outros”.


Manoel Lobo 

Ecumenismo

Ecumenismo é a busca da unidade entre as religiões.
A definição eclesiástica, mais abrangente, diz que é a aproximação, a cooperação, a busca fraterna da superação das divisões entre as diferentes Igrejas 
Manoel Lobo
Cristãs
.
Tudo bem. Mas suponha que alguém queira se tornar um cristão evangélico, como deve proceder para escolher a verdadeira Igreja de Cristo? Afinal, são 20.000 igrejas. Isto mesmo; vinte mil igrejas cristãs evangélicas espalhadas pelo Brasil. Todas dissidentes da Igreja de Roma, filhos de Lutero, seguidores de Calvino que usam o mesmo Livro Santo e fazem leituras diferentes...
Aí entra um ponto crucial: como conciliar, dentro do cristianismo, sobretudo do protestantismo, diversas interpretações de um único texto? Não pode haver uma diversidade hermenêutica para uma mesma frase contida no texto bíblico! Cada qual tem a sua interpretação, sua afirmação; ninguém quer abrir mão da sua verdade! Quem estaria certo? E como reconhecer a verdadeira Igreja do Cristo?
Não sei. Mas posso afirmar, biblicamente, que a Igreja cristã foi fundada pelo próprio Jesus e seria construída em Simão Pedro (Mt. 16,17). Não poderia ser dividida, teria um só rebanho e um só Pastor. O Mestre Jesus pediu a unidade de seus díssipulos e díssipulas, por diversas vezes...
O mundo cristão precisa do ecumenismo e da demonstração concreta de que a paz é sempre possível; as Igrejas que se agridem mutuamente prejudicam a pregação do evangelho aos que não crêem e perde a força para defender a palavra de Deus. Será de bom alvitre, portanto, tratar as outras Igrejas como você gostaria que tratassem a sua... É sadio participar das ações ecumênicas, cultivando atitude de boa vontade capaz de enxergar o que há de bom em cada Igreja e lutar para que haja a unicidade cristã.  
Os pais da reforma protestante eram homens doutos e cultos; tinham acesso a obras de grande peso na cristandade, dominavam línguas e eram possuidores de garbosa cultura.
Lutero era um grande teólogo e Calvino tinha uma formação clássica. Se hoje eles ressuscitassem milagrosamente, cairiam para trás ao ver a situação das igrejas por eles criadas e, muito provavelmente, seriam chamados de idólatras e pagãos por seus irmãos e filhos que dificultam o ecumenismo cristão, construindo muros ao invés de pontes.
O ecumenismo se concretiza na caridade ao próximo, mesmo que este próximo sequer tenha uma fé; se concretiza no diálogo fraterno com irmãos cristãos e não-cristãos, inclusive, com os que não têm religião. 

Manoel Lobo.